October 27, 2024 Notícias Nenhum comentário

No coração da Mata Atlântica, uma descoberta recente revelou a maior árvore já registrada na Região Sudeste do Brasil. Com 50 metros de altura, o imponente jequitibá-rosa (Cariniana legalis) foi encontrado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Macedônia, uma unidade de conservação em Ipaba (MG), administrada pela CENIBRA.

A descoberta é um marco significativo para o bioma Mata Atlântica e reforça a importância da proteção e da preservação ambiental. Em um cenário onde os incêndios florestais têm devastado grandes áreas verdes em todo o país, o Jequitibá torna-se um símbolo de sobrevivência.

Inicialmente, a árvore foi avistada por imagens de satélite. O que chamou a atenção foi o destaque da sua copa, com mais de 700 metros quadrados – equivalente a sete quadras de vôlei juntas – que projetava uma grande sombra sobre as outras árvores.

“Quando observamos a imagem de satélite, ficou claro que estávamos lidando com uma árvore monumental”, relata Jacinto Lana, especialista da coordenação de Gestão Ambiental da CENIBRA.

Uma equipe multidisciplinar foi organizada para investigar a descoberta e com o auxílio de drones e da tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging), a altura de 50 metros foi confirmada. Essa tecnologia utiliza lasers para medir distâncias, o que permite ver detalhes do solo e das árvores, mesmo em áreas densamente florestadas.

Escrito por Malinovski